A Internet trouxe para os dias de hoje uma nova perspectiva de interação entre os mais variados perfis de pessoas, especialmente após o advento das redes sociais.
Nesse caso, em uma época em que se fala muito em proteção à imagem e à honra, a presença de escritórios de advocacia especializados em Proteção da Imagem se faz importante.
Além de golpes financeiros e ofensas perpetradas em sites ou redes sociais, a atuação de um advogado especialista em Proteção da Imagem é importante para atuar em casos que envolvam o uso inadequado de imagens, regulando e orientando o que pode e não deve ser feito em relação a esse tema.
Nesse contexto, a utilização de fotos e imagens sem a anuência dos seus respectivos autores deve ser analisada sob a ótica da lei, evitando assim a ocorrência de Bullying na Internet e até mesmo a proliferação das chamadas Fake News.
No ambiente virtual, onde a troca dos mais variados tipos de arquivos e informações ocorrem a todo instante, é importante estar atento para o caso de proteção à imagem. Sendo assim, sem a anuência do autor, não é permitido que determinadas imagens sejam compartilhadas na web.
A exposição de fotos de uma pessoa ou um grupo de indivíduos, sem a sua devida permissão, pode trazer transtornos para a vida pessoal e também profissional dos envolvidos. Em alguns casos, o autor desses danos está sujeito a pagamento de multas ou indenizações.
Em relação à proteção de imagem, muitos indivíduos que cometem o Crime Virtual de compartilhar fotos de outras pessoas sem a devida permissão, ou se apropriarem de trabalhos alheios, acreditam estarem protegidas pelo anonimato.
Aquelas pessoas que se tornarem vítimas de tais delitos, devem incialmente procurar um advogado especialista em Crimes Digitais, pois esse é o profissional apto a adotar as medidas cabíveis diante de tal situação, que se enquadra dentro de crimes como ofensa, calúnia e difamação na Internet.